Que atire a primeira pedra

Nestes tempos difíceis de crise econômica, agravada pela crise política  pelas quais  o Brasil atravessa, tem gerado uma onda de protestos país a fora, vez ou outra algum movimento marca uma manifestação  pública pedindo o impeachment  da presidente Dilma Rousseff, a prisão do ex presidende Lula e o fim da corrupção. Entre estes alguns pequenos grupos pedem a intervenção dos militares, o que é considerado crime pela Constituição federal.

Numa democracia as manifestações são legítimas, as pessoas não só podem como devem se manifestar. Devem colocar as suas opiniões e dizer o pensam de seus políticos e o que querem para o  país.Deve-se observar o primado da lei, respeitando as instituições democráticas e exigir destas transparência em suas ações. Democracia é um valor, cuja a qualidade se mede pelo respeito as minorias e pelo respeito as diferenças.

Infelizmente o que vemos no Brasil de hoje é um governo enfraquecido, sem apoio na sociedade, com pouquíssimo apoio no Congresso, sem a credibilidade e nenhuma capacidade de liderança. No poder legislativo o que temos são parlamentares de vários partidos envolvidos nos escândalos de corrupção, incluindo os presidentes da Câmara e do Senado. Um poder judiciário corporativista e partidarizado.

Infelizmente é muito difícil pensar numa solução para o país a curto prazo. A corrupção é endêmica e está espalhada pelo país inteiro  em todos os níveis de poder.  Ledo engano daqueles que acham que a corrupção acontece com exclusividade no poder público, pois na iniciativa privada  ela simplesmente não é vista como pecado. Aliás parece que corrupção só é pecado mesmo para aqueles que ocupam cargos públicos e, na visão simplista do senso comum, quando um pai de classe média compra um atestado médico falso para o filho justificar uma falta na aula de ética na faculdade é considerado normal. É lamentável dizer mas, a corrupção é vista como normal pela sociedade brasileira. As pessoas que vão às ruas gritar contra a corrupção são as mesmas que sonegam impostos, as mesmas que compram  produtos piratas, as mesmas que param seus carros nos lugares reservados a idosos e deficiente físicos, são as mesmas que andam pelo acostamento para levar vantagem  numa verdadeira abominação ética. Na verdade o que estamos precisando é de um choque de ética, sem a qual todos os esforços para melhorar o país serão praticamente nulos. Ainda dentro de uma visão simplista como achar que se tira um partido do poder e substituí-lo por outro a corrupção acaba é mesmo que acreditar em papai Noel. Afinal politico honesto é igual cabeça de bacalhau, dizem que tem mas ninguém nunca viu!

Autor Ivam Galvão
E-mail ivamgalvaopoa@gmail.com

Comentários

Postar um comentário