A mentira tem perna curta

“ As grandes massas do povo… são mais facilmente vitimadas por uma mentira grande do que por uma mentira pequena” Adolf Hitler(1889-1945), em: Minha Luta

Mentira é uma afirmação de algo que se sabe ou suspeita  ser falso; não contar a verdade é negar o conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira.

 A pessoa acostumada  a mentir é chamada de mentirosa, sendo que este adjetivo tem conotação pejorativa. Contar uma mentira consiste em falar algo que não é verdade para alguém com intuito de que essa pessoa acredite. Mentir é sinônimo de enganar, além de ser umas das ações praticadas por alguém mal intencionado. Por estas razões, a mentira  é considerada imoral.

 No âmbito religioso a mentira é considerada um pecado, estando relacionada com o que é mau, maligno, ou indigno. Na doutrina cristã  a mentira é representada pela figura do diabo considerado o “pai da mentira”

Por mais óbvio que tudo isso possa  parecer, quando problematizada percebemos que a mentira  merece mais atenção do que as vezes dispensamos à ela. Como seria viver numa sociedade sem mentira ou hipocrisia? É bom nem imaginar. Já pensou quanta confusão?

A mentira está presente diariamente na vida de todo ser humano que vive em convívio social. Podendo ser classificadas em diferentes níveis, desde as mentira inofensivas , que possuem uma finalidade benevolente, até as mentiras  que têm  o objetivo de prejudicar a vida de outra pessoa por maldade ou por vingança.

Existe mentirosos em todas as classes sociais e em todas as categoria. Há médicos que mentem para seus pacientes, há advogados que mentem para seus clientes, há pastores que que mentem para suas ovelhas e assim por diante. Mas poucas mentiras pode ser tão prejudicial a vida das pessoas como as mentiras dos ditas pelos políticos..

Os políticos, afim de saciar seus apetites pantagruélicos  por poder, mentem descaradamente  enganado o povo, recorrendo aos meios mais sofisticados  disponíveis no mercado.

É  impressionante  o verdadeiro festival de mentiras nas campanhas eleitorais no Brasil. Poucos são os candidatos que falam a verdade, mesmo assim sempre são os que não têm nenhuma chance de sucesso. São os coadjuvantes.

Quando alguém conta aquela mentirinha inofensiva, já não é bom, mas todos relevam, mas quando se trata de um candidato à presidente da República, a coisa fica mais séria

Na campanha eleitoral de 2014, a mentira , sem duvida, foi a maior protagonista.Os três principais candidatos à presidência seguiam rigorosamente o roteiro preparado por profissionais de marketing, contratados a peso de ouro, transformando a campanha em espetáculos televisivos, desprovida de ideias e de conteúdo.

A campanha terminou e Dilma Rousseff foi eleita presidente. Durante toda campanha ela prometeu que não mexeria nos direitos dos trabalhadores, disse que não aumentaria os impostos  e, que o país continuaria a crescer, que manteria a inflação não aumentaria.
Dilma ainda anunciou no em seu discurso após ser eleita que o slogan do novo governo seria “ Brasil pátria Educadora”..

Infelizmente não foi preciso mais do que um mês de mandato para o povo perceber  que a presidente havia mentido. Tudo o que ela havia dito durante a campanha era só artifícios para ganhar a eleição.

O pior que as mentiras ditas de forma sistemática por Dilma Rousseff, não foram mentirinhas inofensivas, foram meticulosamente calculadas. Dilma usou todo pragmatismo disponível para conquistar o poder.

Agora como resultado das mentiras deda presidente temos uma economia estagnada, inflação alta, desemprego, aumento de impostos, cortes em programas sociais, corte de verba na educação, mexeu  em direitos dos trabalhadores, enfim fez uma lambança.Tudo o que ela disse que não faria.

Diz o velho e sábio ditado popular que mentira tem as pernas curtas. Por mais bem contadas que seja uma hora ela é descoberta. E depois da mentira descoberta por mais que o mentiroso jure dizer a verdade ninguém acredita mais nele. Parece este ser o caso da presidente Dilma que, até quando esta dormindo ninguém acredita. Acham que ela finge.

Autor: Ivam Galvão -  E-mail: ivamagalvaopoa@gmail.com

Comentários

  1. Muito boa essa de que, até mesmo quando está dormindo ninguém acredita na Presidente Dilma. O pior de tudo são os estudantes que ficatam na mão, sem o Fies pra terminar o curso. ABSURDO

    ResponderExcluir

Postar um comentário