Os netos da viúva

O Brasil viveu 21 anos sob o regime de uma ditadura militar. Embora, o golpe dado pelos militares contou com uma grande participação de setores da direita civil, setores da igreja católica e da burguesia saíram às ruas pedindo e apoiando o golpe.

Orquestrado e financiado pelos Estados Unidos, o golpe contou com apoio de latifundiários, de grandes empresários, de banqueiros, de multinacionais e da classe média conservadora.

O período da ditadura militar, foi  tão escabroso quanto o período da escravidão no Brasil.
Cassação de parlamentares,de militares e professores universitários, milhares de pessoas mortas ou desaparecidas, inclusive operários, camponeses, indígenas, estudantes e intelectuais. Sem contar ainda com a corrupção desenfreada. Tudo isso aconteceu  em nome de uma mentira forjada pelos americanos e aceita de forma subserviente pelos militares brasileiros.

No aspecto social, além da violação aos direitos humanos, durante aquele período houve uma brutal concentração da renda. Aumento das desigualdades sociais. Houve também um processo de urbanização caótico que criou metrópoles que massacram seus habitantes e lhes tira  a qualidade de vida.

Do lado econômico provocou o aumento brutal da Divida Externa e, consequentemente, aumentou a dependência do país em relação ao capital externo. Provocou arrocho salarial que resultou na diminuição de 45% o poder  de compra do salário mínimo.

Os anos de ditadura militar deixaram profundas sequelas. Depois do monstro morto temos que remover os destroços,talvez seja a parte mais difícil. Há trinta anos, entre erros e acertos estamos construindo um novo caminho.

O pior é que depois de ter causado tantos males ao povo brasileiro e ao país a ditadura ainda encontra defensores. São os netos da viúva, que afirmam que naquele tempo era melhor, pois nas escolas aprendiam Educação Moral e Cívica cantavam o Hino Nacional todos os dias.

Penso que os culpados por isso são os governos Lula e Dilma, que promoveram  o empoderamento de milhões de brasileiros pelo consumo e não pela política, causando o alinhamento dessa nova classe média ao neoliberalismo. Agora  os erros do governo Dilma, fez aflorar o ódio de classe, a extrema direita pusilânime se emerge através das brechas do descontentamento.

Mas, uma coisa é certa, enquanto existir Deus no céu urubu  não come folha. Os netos da viúva  que chorem e lamentem a morte de sua avó, a ditadura. Lamentável que alguém sinta saudade do que nunca viu, e que causa até hoje o sofrimento de muitas famílias que ainda nem se quer puderam enterrar seus mortos.

Autor: Ivam Galvão

 

Comentários

Postar um comentário