A elas minhas homenagens

Domingo, 8 de março, dia internacional da mulher. É o dia em que políticos de todos os matizes e de todos os níveis costumam homenageá-las mandando cartões cujo textos são os mesmos de todos os anos.” Parabéns Mulher pelo seu dia”, “ desejo a você mulher blá-blá- blá blá”. Alguns que se acham mais românticos e criativos mandam flores artificiais.

No Brasil, apesar do atraso, nestes últimos tempos as mulheres conseguiram algumas conquistas . Nesta semana a presidente Dilma Rousseff vai sancionar a lei do feminicídio, que vai punir com mais rigor o assassinato de mulheres, cujo o motivo seja só por ser mulher. Sem duvida é um avanço.

Enquanto os políticos detentores do poder mandam mensagens  a partir de seus gabinetes com ar refrigerado, as mulheres continuam sendo desrespeitadas em seus direitos elementares. No trabalho recebem menos que os homens na mesma função, são discriminadas em vários setores do mercado de trabalho, sofrem assédio sexual e moral, no trabalho e nos trasportes públicos, sofrem violência sexual por parte de irmãos, pais, padrastos e vizinhos e, apesar de serem mais de 40% da força produtiva, são também a maioria no enfrentamento da pobreza e da miséria.

Quero mais uma vez cumprimentar à todas as mulheres; as lavadeiras, as cozinheiras, as merendeiras, as empregadas domésticas, as trabalhadoras do chão de fabrica, as diaristas, as médicas, as advogadas, as juízas, as procuradoras de justiça, as garis, as taxistas, as policiais civis e militares, as motoristas  e cobradoras de ônibus, as metroviárias, as comissarias de bordo, as queridas e desprezadas professoras, as jornalistas, as comerciárias as funcionárias públicas, as atendentes em geral, as cabeleireiras esteticistas e manicures, as podólogas, as dentistas, as trabalhadoras rurais, as aposentadas e as donas de casa, enfim à todas as mulheres que se dedicam a fazer  a nossa vida mais feliz, e nos trazer um pouco de conforto em nosso dia-a-dia, a  todas elas não oferecerei flores, mas continuarei  oferecendo os meus respeitos e minhas considerações e, com elas estar ombreado na luta contra a discriminação, preconceitos e, acima de tudo contra as injustiças.

Autor: Ivam Galvão

Comentários