Por trás do Discurso

Sempre que um político faz um discurso, cabe a nós, os mortais, procurar entende-lo não pelo o que ele disse, mas, sim pelo o que ele não disse. Quanto mais eloquente e mais elaborado o discurso, mais coisas esconde o seu autor.

Em sua obra  Além do bem e do Mal, embora de forma metafórica, hermética, Nietzsche fala que até os filósofos com seus discursos complexos escondem o que realmente querem dizer.

Neste ano por ser um ano eleitoral, o que mais ouviremos e leremos nos jornais serão discursos de políticos candidatos. Com três candidatos oficiais a presidente da República, a campanha  está em andamento.

De um lado temos a candidata à releição, a presidente Dilma Rousseff . Na oposição temos o senador Aécio Neves e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Em seu discurso, Dilma Rousseff, diz que a inflação está sobre controle, que o Minha Casa Minha Vida continua resolvendo o problema de moradia do povo brasileiro, que o Mais médicos arrumou a saúde e que não existe problemas na Petrobras. Ou seja, Dilma esconde muita coisa quando fala ao povo brasileiro, propõe mais do mesmo.

Pelo lado da oposição Aécio Neves, sim aquele mesmo que foi pego na blitz no Rio e recusou a fazer o teste do bafômetro, depois da "privataria" praticada pelo seu partido o PSDB, diz que se for eleito vai criar um pouco de desemprego para diminuir a inflação, fala ainda em diminuir ministérios, para diminuir despesas. Pergunta e onde ele vai colocar sua turma? Proposta séria mesmo neca.

Eduardo Campos fala muito sobre nada. Rodeia, rodeia e depois de apoiar o governo do PT por mais de oito anos, rompeu e agora cospe no prato que comeu durante anos.

Nenhum desses candidatos traz algo inovador. Nenhum quer resolver os problemas reais do Brasil. Ninguém tem uma proposta séria para a educação brasileira, ninguém que aumentar os investimentos no ser humano, só se fala de obras que beneficiam as grandes empreiteiras. Ninguém fala sério sobre a saúde do brasileiros.

Claro que nesta altura do campeonato os marqueteiros orientam os candidatos na elaboração dos discursos. São eles é que dizem o que é para ser dito e o que para ser escondido,
Por isso amigo, quando você ouvir um político falando bonito, com discurso muito bem elaborado... Pense no que ele está escondendo, não no que ele está dizendo!

Autor: Ivam Galvão

Comentários