O Cretino Fundamental

O que  diria Nelson Rodrigues sobre a Copa de 2014 sendo realizada no Brasil?
Fica difícil dizer, uma vez que Nelson já não esta entre ós, mas quem conheceu Nelson, ou quem leu aquilo que ele escreveu, ou escreveram sobre ele, pode concluir que Nelson não estaria gritando na banda dos contra a Copa.

Patriota radical como ele mesmo se definia, com certeza Nelson Rodrigues estaria na trincheira lutando contra os "entendidos", como ele costuma chamar os cronistas esportivos, e também contra todos os idiotas que em nome do nada saem às ruas em passeatas de protestos contra a Copa do Mundo no Brasil.

Protestar contra o quer que seja é normal num regime democrático, todos podem ser contra ou a favor, mas isso tudo deveria ser feito em 2007, antes do Brasil ter sido escolhido como sede. Além do mais a FIFA não até nós para oferecer a Copa do Mundo, o presidente Lula, ladeado por um bando de puxa-sacos é quem foi até a FIFA pedir que a Copa do Mundo fosse realizada no Brasil. Tudo pareceu uma jogada ensaiada , tudo muito bem calculado, 2014, ano de eleições, construção de estádios até onde não existe futebol, o costumeiro conluio entre políticos e empreiteiras, tudo certo, uma grande sacada para um ano eleitoral.

Entre os entusiastas da realização da Copa do Mundo no Brasil, estava Ronaldo Nazario - o Ronaldo fenômeno, que na hora em que foi anunciado o nome do Brasil deu pulos de alegria.
Ronaldo, ex craque de futebol, o maior artilheiro brasileiros em Copas do Mundo, foi logo convidado para ser membro do comitê organizador da Copa de 2014 no Brasil, que além de prestigio significaria mais dinheiro na conta do ex-jogador. Talvez isto explique os pulinhos de alegria de Ronaldo.

Passado o tempo, com a aproximação do evento, os problemas reais foram  aparecendo. Acidentes com operários, obras de infraestruturas inacabadas, atraso na construção de alguns estádios, cidades sedes escolhidas por critérios políticos, sem contar a corrupção.Tudo isso nós sabemos,e infelizmente agora   é tarde para lamentar.

Quando foram escolhidos os membros do comitê organizador da Copa, se segui o que outros países fizeram, ou seja nomearam ex-craques de suas seleções, caso Michel Platini, na França, e Franz Bekembauer, na Alemanha.
No caso dos dois ex-craques Europeus quando davam entrevistas falando sobre o evento que estavam ajudando organizar, falavam sobre as coisas boas que estavam acontecendo, embora sabiam que havia os problemas. Ambos se mostraram preparados para fazer parte da equipe de organização.

Não conheço a realidade do jogador europeu, mas a maioria dos jogadores brasileiros são oriundos de comunidades pobres, alguns são ex favelados, com baixa escolaridade,  poucos são os que conhecem os vernáculos da língua pátria. ou sabem conjugar um verbo. Pouquíssimos são os que aproveitam o tempo e o dinheiro e vão estudar se preparando para o final da curta carreira.

Estudar e se preparar parece não ter sido o caso de Ronaldo Nazário, pois este vive dando bola fora. Ainda quando estava em atividade na Europa respondendo à uma pergunta de um repórter sobre racismo, Ronaldo disse:" claro que existe racismo contra os negros aqui na Europa, se eu que sou branco sinto racismo que dirá os negros", bem se os país de Ronaldo são afrodescendentes como pode ele ser branco?

Depois foi o caso de seu envolvimento com travestis no Rio de Janeiro. Agora como integrante do comitê organizador da Copa do Mundo, Ronaldo dá uma declaração a um site internacional  dizendo se sentir envergonhado pelo atraso nas obras da Copa no Brasil. Marcou um golaço, só que desta vez contra o Brasil.

Ronaldo é na verdade uma pessoa que consegui fama e fortuna através de seu talento, mas continuou despreparado, apesar de contar com um monte de assessores, é um analfabeto funcional.
Um idiota com milhões de dólares, continua sendo um idiota, essa condição ninguém consegue mudar, no futebol há vários exemplos disso.

O genial Nelson Rodrigues dizia: Quando a seleção brasileira entra em campo, toda garbosa, vestida  com seu uniforme verde e amarelo, as cores da pátria, e alguém diz; o Brasil vai perder. Esse sujeito é um cretino fundamental. Me parece que isto cabe bem ao nosso fenômemo, que agora deu para torcer contra o Brasil.

Autor: Ivam Galvão

Comentários